As normas regulamentadoras, foram criadas com objetivo de reunir diversos procedimentos técnicos para a saúde e segurança no trabalho, cuidando e preservando assim dos colaboradores e das empresas.
Atualmente existem 38 NRs, preparadas com auxílio do MTE – Ministério do Trabalho. Elas podem sofrer alterações com o tempo, da mesma forma que as empresas são obrigadas a aplicar e seguir diariamente, além de preparar seus colaboradores para que façam devido uso, cuidado, higiene e trocas em tempo.
Dentre todas, queremos apresentar as 4 NRS fundamentais para a Indústria seguindo essa ordem:
NR 11
Vigora em todas as atividades voltadas para o transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais. Estabelecendo requisitos mínimos de segurança para operação dos equipamentos como em: transportadores industriais, elevadores, guindastes e máquinas.
NR 18
Determina diretrizes sobre as condições do ambiente de trabalho na indústria e na construção. É uma norma aplicada para melhores práticas de ordem administrativa, de planejamento e de organização, do operador de plataforma e de trabalho aéreo.
NR 33
Aos trabalhadores que farão atividades em um espaço confinado, destina-se essa norma, assim como aos trabalhadores autorizados, vigias e supervisores de entrada. O treinamento dessa NR ensina ao profissional a realizar sua função como segurança e treinar a adaptação neste tipo de ambiente.
NR 35
Por último, temos a norma regulamentadora, que estabelece requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização, análise de risco e por final a execução. Faz parte desta categoria o trabalho executado acima de 2 metros de altura onde haja risco de queda.
Procurando um sistema eletrônico para auxiliar na gestão dos EPI’s?
Conte conosco! Conheça o Siast – Sistema Integrado de Automação em Segurança do Trabalho