Hoje falaremos sobre a NR 8. Explicaremos como escolher equipamento de proteção individual para a construção civil, a adaptação do ambiente de trabalho em edifícios, garantindo que os requisitos mínimos de segurança, conforto e salubridade estejam dentro dos padrões estabelecidos na Portaria 3.214 de 1978.

Afinal, o que é a NR 8?

A NR 8 é a Norma Regulamentadora que rege as principais práticas que devem ser adotadas pelos empregadores da área de Edificações para proporcionar segurança aos seus funcionários enquanto em atividade.

A Norma Regulamentadora – NR 8 é composta por requisitos técnicos mínimos que devem ser rigidamente obedecidos para garantir a total segurança aos que trabalham em uma edificação. 

Todo o texto descrito nas NRs é obrigatório, ou seja, tem que ser seguido por todas as empresas que fazem a contratação de colaboradores pelo regime da CLT. Cada norma se dedica a descrever as melhores práticas e regras para um determinado setor ou atividade comercial, e a NR 8 é aquela que se destina a regulamentar todas as proteções e garantias específicas para os trabalhadores da construção civil e de edificações.

Conheça a seguir os pontos principais da NR 8, como são dispostos na norma, e assegure a saúde e conforto dos trabalhadores em sua organização:

Circulação

Chão de canteiro de obra: não deve apresentar saliências nem depressões que prejudiquem a circulação de pessoas ou a movimentação de materiais.

Aberturas estruturais (chão e parede): devem ser protegidas de forma que impeçam a queda de pessoas ou objetos.

Pisos, Escadas e Rampas: devem oferecer resistência suficiente para suportar as cargas móveis e fixas, para as quais a edificação se destina. As rampas e as escadas fixas de qualquer tipo devem ser construídas de acordo com as normas técnicas oficiais e mantidas em perfeito estado de conservação.

Além disso, a norma estabelece a necessidade da instalação de materiais antiderrapantes e outros recursos antiqueda para evitar acidentes em locais em que há risco de escorregamento.

Andares acima do solo: devem dispor de proteção adequada contra quedas. De acordo com as normas técnicas e legislações municipais, atendidas as condições de segurança e conforto, conforme item 8.3 da norma.

Proteção Contra Intempéries

Partes externas: A parte externa deve estar de acordo com as normas vigentes relativas à resistência ao fogo, isolamento térmico, isolamento acústico, resistência estrutural e impermeabilidade. Durante o projeto da edificação evitar chuvas e insolação, deve ser prioridade durante o curso da obra, conforme o item 8.4.

A NR 8 não apenas descreve os principais EPIs utilizados na construção civil e os recursos que devem ser adotados pelas empresas para melhorar o conforto, a ergonomia e a segurança no ambiente de trabalho. Ela também versa sobre os ambientes de circulação da construção civil e sobre as adaptações necessárias para torná-los mais seguros.

O equipamento de proteção individual é um dos principais recursos que uma organização tem para manter a segurança da atividade laboral e, portanto, é fundamental identificar quais são os equipamentos de proteção que não podem faltar na rotina dos seus trabalhadores.

Principais EPIs utilizados na construção civil e como eles colaboram para melhorias na Segurança do Trabalho:

  • Capacete de segurança
  • Máscaras e respiradores
  • Calçado de segurança
  • Luvas de segurança
  • Cintos de segurança
  •  

A NR 8 determina especificações relacionadas ao ambiente de trabalho que fazem muita diferença na qualidade de vida e no conforto dos profissionais.

 

Você também pode gostar

Contate-nos

Não deixe de entrar em contato conosco para saber mais sobre os nossos produtos.

segti logo tech
Abrir chat
1
Entre em contato.
Alguma dúvida?
Nossa equipe está a disposição para te ajudar via WhatsApp!